Um novo Plano de Estudos do curso de Medicina na UBA será implementado a partir do ano que vem. Confira aqui neste post quais modificações o Plano de Estudos vai ter e o que isso influencia na vida acadêmica dos nosso estudantes de Medicina na UBA.
A Universidade de Buenos Aires (UBA) modificou seu Plano de Estudos do curso de Medicina, modificando o tempo do curso de 7 anos e meio para somente 6 anos. O comunicado do novo Plano de Estudos do curso de Medicina foi feito neste mês de Setembro de 2023.
De acordo com o Decano da faculdade de Ciências Médicas da UBA, “A proposta está voltada para um enfoque mais flexível permitindo assim aos estudantes escolherem as rotações segundo seus interesses, objetivos pessoais e profissionais, para que melhor se adaptem à sua formação e às suas aspirações individuais”.
Outros Cursos vão ser alterados também
Assim como o curso de Medicina passou por essa alteração esta modificação irá abranger também outros cursos, formando parte de um programa integral de modernização que já havia sido abraçado por outros cursos da própria faculdade, como os cursos de Engenharia, Economia e Administração, que levavam 6 anos de cursada, e que agora, com esta reforma do Plano de Estudos vão ter uma duração de apenas 5 anos.
Quando o Plano de Estudos vai Mudar?
Contudo é importante ressaltar que estas modificações irão se implementar a partir do ano que vem em 2024 com os novos ingressantes do Ciclo Básico Comum (CBC).
Ainda vai ter o CBC?
Sim, vale lembrar que o CBC não é um curso de ingresso, ele é o Primeiro Ciclo dos cursos da UBA, e as matérias cursadas nele já constam na sua carga horária, sendo que para cada curso de graduação as matérias do CBC são específicas para cada um deles.
O CBC é diferente para cada Curso de Graduação
Em outras palavras, caso opte por estudar Engenharia as matérias do CBC são específicas para o curso de Engenharia, do mesmo modo que, caso opte por estudar Medicina as matérias do CBC serão voltadas para o curso de Medicina. Mas claro que sempre vão ter algumas matérias em comum entre alguns cursos, como Pensamento Científico, Sociedade e Estado, e na maioria dos cursos: Matemática e Álgebra. Saiba Mais sobre a UBA Aqui
Qual o Motivo de Modificar o Plano de Estudos do curso de Medicina?
Segundo o Reitor da Universidade, tal modificação tem como objetivo atualizar a formação acadêmica dos futuros profissionais.
Além disso, o intuito também é diminuir a cursada e criar cursos intermédios, segundo o reitor a UBA continuará seu caminho à modernização de seus cursos oferecidos, inclusive os cursos tradicionais como Medicina e Engenharia.
Mais agilidade na trajetória Acadêmica
Ainda assim, estas modificações estão em sintonia com as metas que o reitor propôs desde o início de quando assumiu a gestão da universidade, com o objetivo de agilizar as trajetórias acadêmicas e diminuir o abandono estudantil, sem perder a qualidade acadêmica.
Educação de Qualidade em Menor Tempo
Além disso o reitorado de diferentes faculdades da UBA estão trabalhando em conjunto para conseguir alcançar os objetivos das idéias propostas, em que neste sentido os estudantes possam se formar com um título e uma experiência educativa de qualidade em menor tempo, priorizando sempre a excelência da sua formação e a modernização acadêmica.
O reitor afirmou que a reforma do Plano de Estudo foi desenhada com o propósito de melhorar a formação médica, para adaptar-se aos avanços científicos e tecnológicos, a fim de garantir que os futuros profissionais da área da saúde possam estar mais preparados para enfrentar os novos desafios frente às constantes mudanças atuais.
“A proposta tem como objetivo ser mais flexível, permitindo assim que os estudantes possam escolher rotações de acordo com os seus interesses e objetivos pessoais como profissionais, para que dessa forma se adaptem à formação acadêmica de acordo com suas aspirações individuais. Também prevê uma redução de 1000 horas/aula, que reflete uma redução de 1 ano de meio do curso de medicina.” Sinalizou Brusco, reitor de Medicina da UBA.
O Curso de Medicina vai ganhar uma nova rotação
Por outra parte, também há uma atenção voltada para a saúde global e a medicina comunitária, buscando uma maneira de preparar os estudantes para os novos desafios a nível mundial, dando maior importância à medicina preventiva e de promoção de saúde.
Outra novidade é que será adicionada uma nova rotação de Medicina de Emergência à Prática Final Obrigatória.
Conclusão
Portanto com essa modificação do Plano de Estudo, o curso de Medicina na UBA agora terá a duração de 6 anos e não mais os longos 7 anos e meio. Ótima notícia para os novos ingressantes que poderão optar de vez pela UBA, pois um dos principais motivos de alguns estudantes optarem por estudar na Universidade Nacional de La Plata (UNLP) ou na Universidade Nacional de Rosário (UNR) era que o curso de Medicina durava menos que na UBA.
Então não tem porque não escolher a melhor Universidade da América Latina para fazer sua faculdade de Medicina.
Por último, se você quer estudar Medicina na UBA em 2024 entre em contato hoje mesmo conosco. Fale com um consultor AR para tirar todas as suas dúvidas, agende aqui uma ligação ou fale com a gente pelo WhatsApp.